CHAT DO BLOG

Você tem religião? Se tem, qual é?

sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

A GRAÇA DO PRESENTE

O jogador chuta a bola em direção ao gol e o gol é feito, então sai comemorando. Mas, porque o jogador fez o gol? Por que o goleiro não pegou a bola? Por que a bola foi parar nos pés do jogador? Por que diante das opções livres, o lançador escolheu este jogador e não os outros? E porque a bola caiu antes aos pés deste lançador? Por que não caiu aos pés de outro armador? E se caísse aos pés do outro armador será que este teria lançado a bola para o jogador que fez o gol? Qual o nome disso, irmãos e irmãs? Seria destino? Seria acaso? Seria produto de movimentos feitos ao acaso? Seria fruto de um ensaio? Quem estabelece as causas e os efeitos dos movimentos?
De repente você decide que vai fazer algo. Você quer fazer, mas os movimentos te levam a fazer o contrario ou te levam a fazer outra coisa. A mesma pergunta é colocada sobre isso: “O que fez com que estes movimentos se fizessem de tal modo a produzir outro resultado?
A vida é um movimento, irmãos. Sempre é um movimento. Tudo é movimento. Desde os átomos que formam as células dos vossos corpos, o sangue que circula pelas vossas veias, o ar que respiram e os olhos que se movimentam para verem, até a dinâmica dos vossos espíritos que viajam. Mas, eu ainda vos faço a mesma pergunta: “O que faz estes movimentos existirem? O que faz todos estes movimentos existirem? O que estabelecem suas direções, suas ações, suas causas, seus efeitos e seus destinos? O que está por traz da existência deste mistério?
Não é acaso e nem é aleatório. Sim, parece acaso e também parece aleatório. Mas, porque não pode ser acaso e nem pode ser aleatório? Que mistério é este que determina que não é acaso e nem aleatório?
Uma moça se apaixona desesperadamente por um rapaz, mas o rapaz não gosta da moça. Então, a moça sofre. E entre o momento da paixão e do sofrimento muitos dias passam e muitos movimentos se fazem. De repente, os dois ficam juntos, mas o rapaz a faz sofrer mais ainda porque não a ama, não se importa. Ou, talvez nunca fiquem juntos e na escassez do sofrimento alguém se apaixona pela moça e ela não o aceita ou aceita e ficam juntos. Mas, sendo uma coisa ou outra não é tudo movimento? Sim, é tudo movimento. Mas, a moça nada determinou. Então para o entendimento da moça tudo não passou de acaso, algo aleatório ou destino ou etc. Ela sem noção dirá que foi obra do acaso e, com noção deficiente dirá que tinha que passar por isso, que precisava, pois era o destino.
Então, o que pensar irmãos e irmãs? O movimento é determinante? É ele com suas ações e reações que determinarão a felicidade?
Todo acontecimento é fruto de operações. Sejam estas operações um pensamento, uma ação, uma palavra, um ato qualquer. Mas jamais haveria acontecimento sem um ato qualquer. E estes atos são o que chamamos de movimento. Sim, pensamentos são movimentos, falas são movimentos, ações são movimentos e seja qual for a manifestação sempre será movimento.
E o que é mais importante a causa ou o efeito? O que é mais importante o movimento ou o acontecimento? O que é mais importante os acontecimentos em movimento ou os resultados?
Pois, eu vos digo: Nada disso é importante. Nada, nada, nada. A única coisa importante é o momento presente. A única coisa importante é o que se sente. Nem passado e nem futuro tem qualquer importância. Nem as causas e nem os efeitos tem qualquer importância. A única importância é o agora, o momento agora. Neste exato segundo de minuto. Porque tudo é o presente. Só o presente planta, só o presente colhe, só o presente sente. O que vem depois é conseqüência e, estas conseqüências podem trazer um ou outro resultado.
Dou-lhes então a resposta da pergunta sobre qual é o mistério que está por traz dos movimentos? Não há nenhum mistério. Apenas a dinâmica deste presente é que gera todo movimento. Somente a graça e a força do presente é que geram todos os movimentos que acontecem no presente, indiferente às causas, indiferente aos efeitos.
Isto irmãos e irmãs é a verdade tanto deste mundo como de todos os mundos. Nós mesmos que não estamos mais na condição terrena também somos o presente. Porque tudo é presente.
Então, querem saber o mistério da vida? É o presente. Por isso na graça do Reino de Deus não há passado e nem futuro. Apenas há o presente. E o que é a eternidade senão o presente constante? E por isso é que vemos o que vocês chamam de passado e o que vocês chamam de futuro, porque viajamos sobre os movimentos da vida. Temos a linha do presente e viajamos sobre ela.
É por isso, que dizemos sempre que a felicidade é um estado de espírito.
 Digam agora: O que vocês são? Vocês são o que são neste exato momento. Não são mais nem menos.
E o que vocês são agora é o que produz as energias que se relacionam com as demais energias existentes gerando os tais movimentos. Movimentos estes que também produzem energias.
Portanto, o que vocês sentem é o que produz energias. Por isso podem produzir energias capazes de alterarem os movimentos e assim estes novos movimentos produzirão novas energias alterando também o que vocês são. Alterando os vossos presentes. E, como no exemplo do jogador é sábio perceber que o gol era o resultado desejado, portanto o gol é o que vocês chamam de futuro. Mas, para que se tenha êxito no futuro é necessário crer no presente. É necessário movimentar o presente na direção do seu desejo, porque cada minuto é um presente novo, sendo cada minuto um futuro. E assim, a consquista se faz de segundo em segundo, a cada presente, sempre trabalhando os movimentos na direção do êxito. O presente é sempre presente porque só existe o presente. O passado não existe mais e o futuro é incerto. O futuro é uma combinação de movimentos. E ninguém pode dizer como se darão estes movimentos, porque eles serão sempre produzidos por um presente. E saibam, quando vocês chegarem ao que chamam de futuro, este não será mais futuro, será presente, porque futuro não existe. Mas, será sempre um presente resultado do presente.
Então, meus amados, deixem de lado a tola preocupação com o futuro. Sejam fieis em vossos presentes e tudo será sempre luz. Sejam felizes. Vivam o presente. Amem, sintam o prazer de ser feliz. E, se estiverem neste exato momento do presente sofrendo por alguma enfermidade ou qualquer outro problema, não esqueçam que podem alterar a condição deste presente apenas com os vossos pensamentos, palavras, atos, porque é isso que somos e é através disso que produzimos tudo. E assim, o presente vivido com luz, constrói um novo presente de luz. Constrói uma luz que vocês chamam de futuro. Um novo amanhã. Um novo presente.
Eis a importância do otimismo, da esperança, da fé. Porque a fé é a graça que altera os movimentos causados pelas energias do que vocês são no momento. E a esperança é a força que mantém a fé. E o amor é o que dá sentido para todas as coisas da Existência.
Desejo que compreendam a luz destas informações, porque as palavras deixam muito a desejar. Nós já não usamos mais palavras por aqui. Somos energia e pensamento que se relacionam numa comunicação um milhão de vezes mais precisa que a palavra. (um milhão, apenas como exemplo e forma de entendimento, sem nenhuma pretensão de medição)
Que Deus abençoe a todos vocês
(Espírito José)